6

Existe uma variedade de doenças renais que levam a um final comum agravante: a insuficiência renal crônica. Esta pode progredir rapidamente, mas na grande maioria das vezes segue um curso lento e progressivo sem que a pessoa se dê conta que está perdendo vagarosamente a sua função renal.

Algumas inflamações como a nefrite (inflamação do rim) por exemplo, que acomete uma pessoa na infância ou na adolescência, se não curada, poderá silenciosamente progredir e causar insuficiência renal décadas depois.  

 

Na Infância

Um pré-natal bem feito deve prevenir doenças renais logo ao nascer. O ultra-som, além de verificar o desenvolvimento do bebê e outros parâmetros obstétricos pode detectar alterações congênitas, mesmo antes do nascimento, que poderão ser corrigidas durante a gravidez ou nos primeiros dias de vida. Se estas correções nos ureteres e bexiga não forem feitas, poderão afetar os rins e torná-los doentes.

 

Cálculo Renal

Os cálculos renais comumente relatados por pacientes são em média 70% de oxalato de cálcio e 10% de carbonato. O restante (20%) são de fosfato de magnésio e amônio, ácido úrico, cistina e xantina.

É importante saber o tipo de cálculo e o porquê de sua origem. Um médico especialista fará toda a investigação. Para evitá-los é importante a ingestão de água no volume de 30-35ml por quilograma de peso ao dia, principalmente no verão, pois previne a precipitação dos sais mencionados. Além disso, alimentos e preparações ricas em sal aumentam o cálcio na urina e devem ser evitados. É importante ainda aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes, verduras e cereais integrais.

 

Medicamentos

Tomar remédios sem prescrição médica pode causar sérios riscos à saúde. Alguns antibióticos podem causar toxicidade renal. Outros medicamentos como diuréticos, anticonvulsivantes, antiinflamatórios não hormonais, ou combinações de alguns medicamentos podem ser perigosos, principalmente se utilizados por muito tempo e sem acompanhamento médico.

A lista de medicamentos e substâncias tóxicas para o rim é interminável. Portanto, para evitar problemas renais antes de tomar um medicamento, qualquer um, consulte o seu médico.

_Nutricionista Aline Luiza Führ – CRN 10211_

 

MettaSaúde eusoumaismettasaude FozdoIguaçu prevenção doençarenal saúde doença rins automedicaçao