“Será que o que engorda é o que você come entre o Natal e Ano Novo? Ou o que foi consumido entre Ano Novo e Natal? E quem tem doença renal??”
No período entre Natal e Ano Novo é comum a preocupação em relação ao peso pelo consumo de alimentos com maior densidade calórica. Para pacientes que realizam hemodiálise a preocupação é maior pois alguns alimentos e pratos típicos desta época também acabam apresentando maior teor de fósforo e potássio (você sabia que estes nutrientes precisam ser monitorado na doença renal crônica? Caso não, aguarde novos posts), além de sal e açúcar. Por conseguinte maior é a chance de hiperfosfatemia (quando o fósforo está elevado no sangue), hipercalemia (quando o potássio está elevado no sangue), hipertensão (quando a pressão arterial está elevada) e edema (quando existe líquido em excesso no organismo) no indivíduo hemodialítico.
Portanto, de maneira geral a recomendação (para quem tem doença renal ou não) é: não deixe de comer os pratos dessa época, mas aposte na MODERAÇÃO. Até porque um alimento é muito mais do que nutrientes e calorias, comumente relacionados a abordagem biológica! É socialização, cultura, vínculo, bem como um componente da identidade individual e coletiva!
Você já não ouviu falar que: o que engorda não é o que você come entre o Natal e Ano Novo, mas o que foi consumido entre Ano Novo e Natal?
Para quem faz hemodiálise, além de moderação, também é importante manter a administração do quelante de fósforo junto das fontes de fósforo e o consumo dos medicamentos conforme prescrito.
E é isso! Ótimas festas e socializações para você e quem lhe faz bem!
_Nutricionista Aline Luiza Führ – CRN 10211__