A doença renal crônica (DRC) é um problema de saúde pública em todo o mundo, e a proteinúria é um marcador bem estabelecido da progressão da doença em pacientes com DRC. A própolis, uma resina natural produzida pelas abelhas a partir de materiais vegetais, possui propriedades antiinflamatórias, imunomodulatórias e antioxidantes, além de ter demonstrado um efeito antiproteinúrico na DRC experimental. Um estudo desenvolvido com 148 indivíduos portadores de doença renal crônica, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, obteve resultados satisfatórios para a saúde do grupo controlado (o grupo que recebeu o própolis durante e experimento).
Conforme demonstrado pelos autores, o extrato de própolis verde brasileira foi considerado seguro e bem tolerado, além de reduzir significativamente a proteinúria em pacientes com DRC diabética e não diabética.
Confira com seu Nutricionista ou Nefrologista sobre a forma de administração para sua segurança e individualidade. ❗Pensando em melhora da imunidade, usar o própolis diariamente pode ser uma medida protetiva tomada para auxiliar no sistema imune e assim auxiliar na prevenção de gripes e resfriados. Da mesma forma para atenuação dos sintomas destes agravos, comuns na estação de outono. ❗
Fonte: Silveira et al. Effects of Brazilian green propolis on proteinuria and renal function in patients with chronic kidney disease: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. BMC Nephrol. 2019 Apr 25;20(1):140. doi: 10.1186/s12882-019-1337-7.