7

A Organização Mundial da Saúde recomenda que nosso consumo de sal não ultrapasse cerca de 1 colher de chá de sal ao dia (5g), o que representa de 1600-2400mg de sódio/dia. O Sal de cozinha (Cloreto de sódio (NaCl)) é composto pela junção de sódio (Na) e Cloro (Cl), conferindo assim o sabor salgado aos alimentos em que é adicionado.  Em 1g de sal (NaCl) encontra-se cerca de 400 mg de sódio. Entretanto, alimentos industrializados, salgados ou não, podem ser ricos em sódio, haja visto que na ausência do cloro o sódio não apresenta gosto salgado. Dessa forma, alimentos doces também podem ser ricos em sódio, já que é utilizado como aditivo alimentar. Alimentos in natura possuem sódio mas em teores menores. Você sabia disso?


Ter cautela na ingestão de sódio, seja a partir do sal de cozinha, seja pela ingestão de alimentos industrializados é fundamental uma vez que ele está relacionado fisiologicamente ao aumento da pressão arterial, fator este que pode levar ao estabelecimento da Doença Renal Crônica (DRC). 


Portanto preste atenção: é importante controlar a quantidade de sal de cozinha adicionada nos alimentos, mas também é notório observar no rótulo de alimentos a presença do sódio, escolhendo assim preparações com menores teores adicionados.


Nutricionista Aline Luiza Führ – CRN 10211


metta saúdesalcontrolesaúdefoz do iguaçu