A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo, decorrente, por exemplo, de hábitos alimentares inadequados e sedentarismo.
O risco de desenvolver doenças cardiovasculares é de até 50% nos indivíduos obesos, levando ao aumento do risco do infarto do miocárdio. Já o risco de desenvolvimento do Diabetes Mellitus tipo 2 aumenta 20% para cada ganho de 1 kg/m² no IMC.
Além dessas doenças, a obesidade acarreta outros malefícios à saúde do indivíduo, como por exemplo, a doença renal crônica. A DRC é caracterizada por alterações heterogêneas que afetam tanto a estrutura quanto a função renal.
As principais causas da DRC são a hipertensão arterial e Diabetes Mellitus tipo 2, indicando, então, que a obesidade apresenta uma relação direta com a lesão renal.
Já foi demonstrado que a obesidade aumenta em 54% o risco de lesão renal, independente da hipertensão e Diabetes. Além de ser a causa primária da lesão renal, a obesidade também pode aumentar a perda da funcional renal em pacientes portadores de nefropatias.