ajuste 1

 

No Brasil, observa-se que o consumo de sal é superior à recomendação, além disso, também é possível correlacionar um consumo maior em países onde a ingestão de carne também é superior (como é o nosso caso). 
O excesso de sal e sódio (já explicado em post anterior) está intimamente ligado ao dano renal e progressão da doença renal crônica, influenciando negativamente no tratamento hemodialítico. Portanto, a recomendação é priorizar pelo uso de temperos naturais para saborizar os alimentos e reduzir a adição do sal de cozinha, restringindo temperos prontos industrializados. 
O uso de temperos tem grande contribuição para os sabores e aromas da culinária. Na escolha dos temperos é necessário cuidado, pois produtos industrializados como: massa de tomate, caldos em tabletes ou em pó, realçadores de sabor, etc., muitas vezes trazem no rótulo informações como: “tempero natural”, “ingredientes naturais”; mas na verdade, contém gorduras trans, corantes, aromatizantes artificiais e outras substâncias que atrasam a digestão e provocam irritação gástrica e intestinal, além é claro de MUITO SÓDIO (que se relaciona ao aumento da pressão).
Fique atento aos rótulos de alimentos, ao sal adicionado neles e abuse de temperos naturais (cebola, orégano, alecrim, ervas finas, pimenta, limão, entre outros) para dar sabor. 

 Alho (para carnes, arroz, molhos): Rico em selênio e germânio, atua como antioxidante e regulador do sistema imunológico. Também contém cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, B1, B2 e C. Apresenta um componente com capacidade denominado Alicina que tem ação antibiótica, reduz colesterol, controla a hipertensão arterial e a glicose sanguínea e também tem ação anticancerígena. É um alimento prebiótico, promovendo colonização da flora intestinal benéfica;

Gengibre (tempero para chás e sucos): Contém cálcio, fósforo, ferro e niacina. É eficaz na prevenção da náusea e aumento do apetite de pessoas inapetentes uma vez que estimula a salivação. Atua na digestão, na flatulência (gases) e como relaxante em cólicas. 

Limão (para saladas, em substituição ao vinagre e tempero de carnes): O limão é rico em vitamina C que melhora a absorção de ferro pelo organismo, também combate radicais livres, previne o escorbuto e o envelhecimento precoce. É uma ótima opção para temperar carnes e saladas reduzindo necessidade de sal de adição;

Coentro (Para peixes, frutos-de-mar e legumes): É fonte de vit. C, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, fibras. Modera o apetite, auxilia em problemas estomacais, gases e cólicas. Tem propriedade diurética e ansiolítica (reduz a ansiedade, nervosismo).

Nutricionista Aline Luiza Führ – CRN 10211_


MettaSaúde CozinhaTerapia AlimentaçãoSaudável ReduçãodeSal FozDoIguaçu